Central dos Sindicatos Brasileiros

Tecnologia da informação cresce mais que o dobro do PIB no segundo trimestre

Tecnologia da informação cresce mais que o dobro do PIB no segundo trimestre

Para presidente do sindicato de TI, setor deve ter alta ainda maior no próximo semestre

O setor de serviços da informação apresentou novo crescimento no segundo trimestre deste ano em comparação ao anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31/08) pelo IBGE. O aumento foi de 1%, mais que o dobro do PIB que fechou em 0,4%.

Atividades de destaques que tiveram crescimento nos três primeiros meses de 2012 não conseguiram manter a trajetória e apresentaram retração. A indústria de transformação recuou 2,5% e a construção civil 0,7%.

O setor de serviços também foi o único que manteve taxas de crescimento positivas no primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. Segundo os dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (31), enquanto a agropecuária recuou 3% e a indústria 1,2%, o segmento apresentou aumento de 1,5% no acumulado, acima do PIB nacional, que na ocasião ficou em 0,6%.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de TI, Antonio Neto, considera que o índice comprova a consolidação do mercado interno de serviços e acredita que, com os programas de incentivo à economia que beneficiam setores como o de TI, o crescimento deverá ser ainda maior no trimestre seguinte.

“O setor de serviços representa mais de 60% do PIB. Os dados do último levantamento do IBGE sobre o desemprego no país mostram que foi essa a área que mais empregou no mês de julho com 172 mil novas vagas. Um aumento de 1,5%. No dia 1º de agosto, o segmento de TI teve uma nova desoneração da folha de pagamento, o que levará a um crescimento ainda maior já nos próximos meses”, afirma.

Neto ressalta ainda que o momento é ideal para aumentar os investimentos na área e valorizar o trabalhador. “O defict da mão de obra ainda é um problema para o desenvolvimento do setor. Precisamos tornar a profissão de TI mais atraente para trazermos novos jovens para atingirmos nossa meta de estarmos entre as quatro maiores potências em TI nos próximos anos.”