Central dos Sindicatos Brasileiros

Todo apoio à luta dos caminhoneiros!

Todo apoio à luta dos caminhoneiros!

A Central Sindical de Profissionais (CSP) manifesta seu total apoio e solidariedade às manifestações dos caminhoneiros brasileiros que, liderados pelo Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), lutam por condições dignas de trabalho e contra a expropriação causada pelo Cartão Frete.

Atualmente, os motoristas autônomos, empregados e comissionados, empresas de transporte e cooperativas de transporte de cargas operam em condições precárias, com pagamentos que na maioria dos casos não cobrem nem os custos de manutenção dos veículos.

Por isso, os transportadores se levantam no Brasil inteiro, tentando dar um basta nos problemas que afetam o setor, como os baixos salários pagos aos motoristas, a frota envelhecida, o excesso de peso, o valor absurdo de pedágio, o custo do óleo diesel, a jornada de trabalho, o arrebite, a tributação, as rodovias esburacadas, acidentes, mortes e principalmente falta de respeito para com os transportadores por parte dos governos, legisladores, políticos, embarcadores de cargas.

Segundo o MUBC, o cartão frete, parte integrante da Resolução nº 3.658 da ANTT, instrumento inconstitucional e arbitrário, chegou para comprometer de vez o futuro de empresas de transporte. Lutam também contra a imposição de que cooperados ou agregados de cooperativa somente poderão prestar serviços exclusivamente para as cooperativas em que estiverem vinculados, contra a carga horária não compatível com o valor do frete, contra a norma que define horário e quilometragem sem disponibilizar áreas de descanso nas rodovias, que proíbe o recebimento do frete em dinheiro ou cheque.

Neste sentido, reafirmamos nosso apoio aos companheiros do MUBC, muitos deles dirigentes da CSP, e conclamamos os sindicatos filiados a prestar toda a solidariedade ao movimento.
Antonio Neto

Presidente da CSP