Central dos Sindicatos Brasileiros

SINDPOL/MG sedia reunião da CSP e recebe lideranças sindicais

SINDPOL/MG sedia reunião da CSP e recebe lideranças sindicais

Na manhã desta quinta-feira (10), a Direção do SINDPOL/MG recebeu em sua sede os dirigentes de vários sindicatos filiados à CSP – Central Sindical de Profissionais. O objetivo do encontro foi a formalização e concretização da Direção Estadual Sindical, bem como a busca e alcance de novas filiações de Entidades Sindicais no Estado. A reunião foi presidida pelo Dirigente Nacional da CSP, o sindicalista Antônio Neto, autoridade sindical reconhecida internacionalmente por sua relevante atuação junto a várias categorias de trabalhadores, principalmente no campo da tecnologia da informação. Na fala do presidente Antônio Neto, ficou claro que a atuação da CSP, bem como de toda central sindical é de contribuir para o fortalecimento dos sindicatos à ela filiados, sem, contudo, substituí-los em sua atuação. Acrescentou ainda que, central sindical não é partido político, nem a eles devem ser vinculados e que diante do bom momento vivido na economia do país, chegando-se praticamente ao pleno emprego, os sindicatos e as centrais devem intensificar a luta por melhores salários, condições de trabalho e ainda, trabalharem de forma conjunta pela valorização e cumprimento dos dispositivos contidos na CLT, “o maior código trabalhista existente no mundo moderno”. Portanto, muito trabalho ainda temos pela frente.

O Vice-Presidente, Toninho Pipoco, falou da importância dessa nova fase do SINDPOL/MG, buscando fortalecimento para a categoria, participando de Federações, Confederação e Central Sindical, pois no mundo do sindicalismo moderno nenhuma entidade que queira representar bem e trazer benefícios para seus filiados, não pode atuar de forma individual, sozinha e desvinculada do contexto global e de rede. Por questão de orientação e formação, os servidores públicos, de uma forma muito particular, sempre foram prejudicados pela partidarização que hoje permeia a atividade sindical, por isso a proposta da CSP contempla a necessidade dos servidores públicos e dos policiais civis, pois, ao contrário das demais centrais, como a CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CTB e outras, não há vinculação partidária, “o objetivo maior da CSP é sempre fortalecer os sindicatos e os trabalhadores por eles representados, independente de qual força partidária esteja no poder”, finalizou o vice-presidente. É importante destacar que desde 2008, após a Portaria 186, através de uma Central Sindical, assim como as entidades de grau superior, Federação e Confederação, os trabalhadores conseguem acessar órgãos e autoridades superiores como Tribunais (propondo ações), Casas Legislativas, Governos Estaduais e Municipais, Ministros, Secretários e até mesmo a Presidência da República na busca de soluções dos conflitos decorrentes do mundo do trabalho.

O presidente do SINDPOL/MG, Denílson Martins, que anfitriou esta importante reunião saudou a todos, agradecendo pela presença e falou dos desafios atravessados pelos servidores públicos em Minas e no Brasil, os quais, em sua grande maioria não são reconhecidos, tampouco valorizados pelos governos e pela sociedade, como verdadeiros profissionais. Em muitos casos, os dispositivos contidos na CLT sequer são respeitados na União, Estados e Municípios pelos governantes que exploram a mão de obra destes servidores, reprimem e proíbem o direito de greve e sempre conspiram para a marginalização dos servidores junto à sociedade. Nesse sentido, a proposta da CSP – Central Sindical de Profissionais – vem de encontro a um grande anseio dos funcionários públicos, que se sentem tolhidos e prejudicados, não só no alcance de novos benefícios, mas também na manutenção de direitos já adquiridos e que a todo momento são ameaçados de extinção. A atuação do SINDPOL/MG ao participar da CSP visa exatamente esse objetivo: FORTALECIMENTO DO SINDICATO E PROTEÇÃO DE SUA BASE DOS FREQUENTES ATAQUES, VALORIZAÇÃO E MELHORIA DOS SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS SERVIDORES, ALÉM DE PRESTAR MAIS E MELHORES SERVIÇOS À SOCIEDADE.

Fonte: SINDPOL/MG