Central dos Sindicatos Brasileiros

Presidente Venceslau volta a ter estrutura do Ministério do Trabalho

Presidente Venceslau, cidade localizada na região de Presidente Prudente (SP), voltará a ter uma agência do Ministério de Trabalho e Emprego. A reabertura do posto, acertada em reunião na manhã desta segunda-feira, é resultado da soma de esforços de sindicatos filiados à CSP, da Prefeitura Municipal da cidade e do superintendente regional do trabalho, José Roberto Melo.

O órgão do governo federal teve suas atividades encerradas no mês de janeiro de 2011. Desde então, a emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego foi direcionada ao Posto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo de São Paulo. Já a homologação de rescisão de contrato de trabalho e demais serviços foram transferidos para a unidade do MTE de Presidente Prudente, o que tem causado grandes transtornos para os cidadãos que buscam por tais serviços.

Segundo José Roberto Melo, o posto foi fechado devido à falta de funcionários no Ministério do Trabalho.  “Dificuldades nos temos, mas estamos trabalhando para equipar o Ministério do Trabalho com o propósito de melhor atender a população”, disse Melo.

A reabertura do posto em Venceslau será possível através de uma parceria com a Prefeitura, que cederá funcionário e as instalações para o seu funcionamento. “Hoje é uma data importante para Venceslau porque estamos recuperando mais uma estrutura pública em nosso município. O posto irá beneficiar toda a região, especialmente os trabalhadores, os mais prejudicados com esta situação”, disse o prefeito Ernane Erbella.

Para o presidente da CSP, Antonio Neto, o esforço conjunto dos entes envolvidos tem seus aspectos positivos, mas mostra uma situação negativa doo governo federal. “É muito importante ter esta união e mobilização para melhorarmos a vida das pessoas. Contudo, a situação chegou a este ponto porque o Ministério do Trabalho vem passando por um processo de desmonte continuado. Faltam funcionários, falta estrutura, falta modernização dos sistemas internos, enfim, precisamos urgentemente reverter este quadro perverso pelo qual passa o MTE”, destacou Neto.

Fonte: Assessoria CSP