Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindpd organiza mutirão para implantação de PLR no interior

“Não existe tarefa mais importante para a direção do Sindpd neste ano do que implementar o maior número de PLRs nas empresas do estado inteiro, independente do número de funcionários”, disse o presidente do Sindpd, Antonio Neto, durante a reunião de planejamento estratégico com os diretores do interior realizada na cidade de Bauru.

De acordo com o presidente, a PLR é um instrumento fundamental para os trabalhadores, pois lhes assegura financeiramente uma parte do esforço de trabalho, é importante para a empresa, que passa a ter funcionários motivados, e é um importante instrumento para o sindicato criar um processo de sinergia com os agentes que integram a cadeia produtiva do setor de TI.

Neto lembrou que muitas empresas já entraram em contato com o Sindpd para aplicar o benefício em suas unidades, especialmente porque no dia 24 de abril encerra-se o prazo para que as companhias procurem o sindicato para negociar a PLR. As empresas que já implementaram a PLR no ano passado deverão manter o processo neste ano.

Embora a abertura de negociação de PLR seja obrigatória inicialmente para empresas com mais 50 funcionários, a conquista é uma quebra de paradigma no setor pois inicia a implantação do benefício de forma mais consistente, uma vez que abrange a esmagadora maioria da categoria e ainda preserva o direito das mais de 600 empresas que assinaram no passado. “A maior resistência à PLR vinha das grandes empresas. Agora não tem desculpa, precisa iniciar a negociação. É claro que o sindicato buscará convencer os empresários que este é instrumento importante para a empresa, assegurando mais este ganho para o setor”, ressalta Neto.

Além disso, a direção debateu assuntos relacionados à organização interna, uniformização de procedimentos e projetos de ampliação, como a contratação de mais funcionários para homologações, equipes de análise de Acordos Coletivos e PLR, atividades políticas e sociais para integrar os sócios.

A diretoria fez ainda uma avaliação positiva sobre o crescimento obtido pelo sindicato nos últimos anos, tanto em números como na respeitabilidade. A avaliação da campanha salarial do ano passado e conjunto de conquistas da atual diretoria, como a sede própria, a redução da jornada de trabalho para 40 horas, os aumentos reais constantes, os 30% de participação da empresa no Plano Médico, Vale Refeição, PLR, horas-extras, entre outros também foram abordados.

Fonte: Sindpd