Central dos Sindicatos Brasileiros

Mulheres brasileiras, mulheres de luta

Andréa Myrrha Guimarães (*)  

O Dia Internacional da Mulher, após mais de um século de sua instituição, nos oferece uma grande oportunidade para refletirmos sobre o papel que ocupamos em nossa sociedade.

Faz-se necessário revermos nossas lutas, conquistas e demandas atuais e futuras.

É certo que reconhecemos avanços conquistados através da luta das mulheres e a importância incontestável da eleição da primeira presidenta do Brasil.

Mas isto não basta.

Precisamos avançar em temas como igualdade de condições de trabalho e salário, combate à violência contra a mulher, criança e adolescente. Neste ponto, devemos aprofundar nossas reivindicações por mais Delegacias da Mulher e abrigos de proteção, condições dignas de aposentadoria e saúde para nossos idosos, pela descriminalização e legalização do aborto, contra todo tipo de discriminação e violência de gênero e raça.

Também não poderíamos deixar de destacar a importância da obrigatoriedade da instalação de creches ou pagamento de auxílio-creche no setor público e privado. Após mais de um século ainda temos mulheres, e não apenas mulheres, como também homens, crianças, jovens e idosos em condições de trabalho escravo. Diante deste mais completo absurdo, a CSP defende neste Dia Internacional da Mulher uma mudança profunda nas relações de trabalho, em que o ser humano seja visto como uma obra divina, assim devendo ser tratado e cuidado.

A Diretoria para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial conclama todas as companheiras e companheiros a cerrar fileiras em defesa da humanidade, da justiça e da paz mundial. A CSP se fortalece com a participação de centenas de entidades sindicais de luta, do campo e das cidades, de trabalhadoras e trabalhadores aposentados, de ampla organização da juventude e de nossa diversidade de gênero e raça. Por fim temos a certeza de que com a participação efetiva de todas e de todos, nosso futuro será de grandes colheitas.

(*) Diretora para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e Igualdade Racial da CSP e do Sindicato dos Servidores do Ipsemg